Revoada

Revoada é o projeto que reúne duas bandas finas da cena Niteroiense, Barcamundi e Gragoatá, cujas trajetórias vêm entrelaçando há tempo. As bandas se conheceram nos meados de 2015, dividindo palcos, emprestando apoio uma á outra, criando uma afinidade e amizade entre os nove integrantes que se realiza num grupo só no EP audiovisual ‘Revoada.

“Revoada, bando de pássaro ou o voo da ave que volta ao local de onde partira, remete ao início das duas bandas, cujas primeiras músicas lançadas foram O Trem e o Pássaro (Barcamundi) e Passarinho (Gragoatá). O nome do EP simboliza um ciclo de renovação natural, simboliza revisitar as origens com perspectiva para os próximos voos. Revoada é um fruto pelo parentesco, que aponta para o semeio de novas ideias.”

O EP conta com seis músicas, sendo cinco inéditas, gravadas e filmadas ao vivo no Espaço Multifoco, na Lapa, pela Selo AudioVisual Útero, cujo produção é estilosomente executada em mais um trabalho de alta qualidade. A gravação do som é impecável, deixando espaço suficiente para os múltiplos instrumentos, enquanto a fotografia está sempre em busca de uma perspectiva inovadora.

O EP começa com o clima intimo, mas animado de ‘Menina’ (Renato Côrtes) em que as duas bandas entrelaçam numa entidade só; as vozes de João Barreira e Rebeca Sauwen se complementando lindamente. O conjunto de influências e instrumentos ajuda cria um som suavemente mesclando mpb, folk e indie com um leve toque de animação.

A meu ver ‘Balão’ (João Barreira) é o destaque. Partindo de um melancólico violão, a musica se constrói em camadas ricas criando uma textura linda em que a emotiva performance vocal duela com o excelente trabalho dos guitarristas. A intensidade cresce nas costas de um slide sublimo de Leon Navarro, (esse cara toca tudo!) e chega à apoteose com a emoção viva na voz da Rebeca – arrepiante!

‘A Grama do Seu Jardim’, uma musica antiga da Barcamundi é gostosamente reinterpretada aqui, beneficiando de uns integrantes a mais e varias toques pequenos que combinam numa musica gloriosamente rica – bom trabalho.

‘Novembro’ do excelente Fanner Horta se beneficia de um clima mais relaxada em que os integrantes se complementam perfeitamente. É uma musica quase infantil com suas toques sutis de instrumentação, mas sucede em criar uma textura rica, especialmente quando os vozes se juntam.

‘Amor Concreto’ (João Barreira), com a bela contribuição vocal da Gabriela Autran, é basicamente uma musica da Barcamundi levando uma melodia e groove típica da banda,. A guitarra do João adiciona um vibe levemente roqueira, enquanto os floreios de flauta levam para free jazz numa mistura surpreendente.

Em contraponto, ‘Rio Abaixo’ (Fanner Horte e Esther Martins) é mais de Gragoatá; a balada levando um toque de blues no ritmo, enquanto a acordeão dar uns ares franceses para complementar a personalidade no vocal Piathesque da Rebeca.

As seis músicas reveladas aqui são um exemplo do que essas bandas são capazes, mostrando os talentos invejáveis de todos os integrantes. Com a filmagem impecável do Útero o EP consegue ser uma produção muito gratificante e é esperançoso ver que existe tanto talento atuando de uma forma tão competente, mesmo comprometidos pelas limitações financeiras do atual cena musical. Parabéns aos todos envolvidos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s