Barcamundi no Solar do Botafogo – Live Review

O Pré-Show
Nesta terça-feira, dia 19, O Solar de Botafogo, um teatro idealizado pelo ator Leonardo Franco com a filosofia da “Arte Total”, serviu do palco perfeito para a descolada banda niteroiense Barcamundi oficialmente comemorar o lançamento do seu primeiro CD. Disponível desde julho de 2015, o disco homônimo é um trabalho repleto de canções bem elaboradas, abrangendo vários estilos musicais desde folk até indie rock num som complexo e cheio de toques sutis de múltiplos instrumentos.
Solar

O Show
O Solar – carinhosamente chamado pelos seus admiradores – é uma joia rara na cena musical local, possuindo uma boa estrutura de som e luz e dois andares para acomodar a platéia. Portanto, com um espaço intimista e convidativo, e com o palco lindamente enfeitado com barquinhos de papel colorido, pendurados juntos com outros origamis e luzes brancas e coloridas no chão, foi o cenário ideal para o show. A sensação era de um grande encontro de amigos, reunidos com um único propósito: ouvir uma boa música juntos, e quem não conhecia a banda com certeza se surpreendeu positivamente com o talento dos seis integrantes.

O show foi composto pelas músicas do CD da banda, além de algumas músicas inéditas e ‘Bloco da Alegria’ da Gragoatá (com participação especial da Rebeca Sauwen) e ‘Rie Chinito’ do Perota Chingó, que, segundo eles, já consideram uma música própria, já que tocam em todo show que fazem, brincaram. Foi uma surpresa encontrar músicas inéditas e convidados especiais tão carismáticos – foram seis, no total – amigos de outras bandas que subiram ao palco, enriquecendo ainda mais o espetáculo.

‘Todo Dia’ foi a música de abertura do show e a sintonia entre os integrantes da banda era nítida com todos muito entrosados, as vozes da Gabriela Autran e do João Barreira se complementando de forma bacana. João lidera tranquilamente, desde sua postura até iniciativa em cima do palco, apresentando os convidados, enquanto Gabriela trás um toque feminino especial à banda, não deixando as músicas ficarem pesadas ou “frias” demais. Com certeza era a integrante mais emocionada com o lançamento do CD e agradeceu inúmeras vezes a presença de todos.
joao e gabi

A canção ‘O Trem e O Pássaro’ foi muito comemorada quando começou e foi incrível a maneira como, através do olhar do vocalista, era possível enxergar a importância e o carinho que João tem por essa música em especial. Com Agnes Lima, alem de Thiago Cosenza, cantaram uma música inédita, ‘Ligeiro’, com letra forte, no qual a banda pareceu bem animada e muito entrosada com a convidada. ‘Silêncio ou Solução’, também contou com a participação da Agnes, e, a letra, do guitarrista Matheus Ribeiro representa a diversidade da banda; momento este que o João nominou como “loucura musical”. ‘Navalha de Occam’, com Nino Navarro também foi muito comemorada com muitos da plateia cantando junto. Sem dúvida os convidados foram um dos pontos fortes do show, uma vez que a Barcamundi estava muito entrosada com cada um deles; Thiago Cosenza marcou presença em várias músicas na percussão, enquanto Gregory Combat contribuiu com voz e alfaia na ‘Quem Vive Calado’.

As músicas são muito interessantes, com letras originais e de autoria dos próprios integrantes. A quantidade de instrumentos utilizados em cada canção é algo nunca visto antes, de uma originalidade sem fim. O talento que o Leon Navarro tem com instrumentos tradicionais e exóticos é de deixar qualquer músico brasileiro com inveja. Com a percussão do Gil Navarro e o baixo do Pedro Chabudé o som do Barcamundi é realmente complexo. Porém, como novos instrumentos aparecem a cada canção, o som – principalmente do Leon – apresentou algumas falhas, mas a banda mostrou seu profissionalismo lidando com a situação com muita tranquilidade.
Palco

Com a casa lotada, amigos e familiares prestigiaram o lançamento do primeiro CD, ouvindo atentamente cada música, com os fãs de carteirinha cantando junto com o João e a Gabriela. A reação de muitos aplausos era a mesma após cada canção e a plateia contribuiu muito para o show, gritando os nomes de suas músicas preferidas e comemorando o início de cada uma delas.

As canções ‘A Grama do Seu Jardim’ e ‘Se Você For Embora’ foram os grandes destaques da noite. A primeira foi muito aplaudida pela plateia com o piso inferior ficando em êxtase e até fazendo uma coreografia com as mãos. A muita comemorada ‘Se Você For Embora’, seguiu ‘Bloco da Alegria’ para fechar o show, também contando com a participação especial da Rebeca Sauwen e Fanner Horta na guitarra, e com a plateia toda de pé, cantando junto e aplaudindo durante toda a apresentação. Um, inclusive, abriu um guarda-chuva, em homenagem à letra:
“Eu vou usar o meu chapéu
Para evitar que minhas ideias se espalhem pelo céu
Ou vou usar um guarda-chuva
Pra guardar todos os meus sinais
Se você for embora vai chover demais”

O primeiro show do lançamento oficial do CD foi nada menos que um triunfo, consagrando o trabalho de qualidade feito por essa banda de talentos ecléticos. Basta olhar as fotos para sentir todo suor envolvido sendo merecidamente recompensado.
barca palco finale

O Bis
É nítida a diversidade do background da banda, mas, o que mais impressiona é a inovação e a criatividade de cada música, onde a inspiração em bandas nacionais e internacionais é clara, porém a Barcamundi consegue escapar do clichê. A quantidade e diversidade de instrumentos utilizados entre uma música e outra é um dos pontos fortes da banda, no qual o espectador se depara com flauta, bongo, escaleta, entre outros. Sem contar os instrumentos tradicionais que “amarram” as canções. É admirável o trabalho que está sendo realizado pela Barcamundi e o primeiro CD da banda já pode ser encontrado no Spotify, iTunes e Deezer. Espero que esse seja o primeiro de muitos CDs lançados por esses seis talentosos jovens e que possamos ouvir falar mais sobre o sucesso deles fora do Rio.
barca finale

Os Bastidores
Fiquei muito feliz em poder contar com a participação da Laís Vargas como meus olhos e ouvidos no show espectacular dos amigos da Barcamundi. O trabalho crítico dela, as fotos e ajuda em elaborar o texto foi indispensável e sem ela essa matéria não teria acontecido. Podem encontrar mais trabalho dela na plataforma “Medium” aqui:https://medium.com/@lais_vargas

Também gostaria agradecer João Barreira pelo convite para cobrir o show – tenho muito orgulho de poder ter participado de sua formação e fico muito feliz ver você e seus amigos trabalhando de uma forma tão admirável – parabéns!

https://barcamundi.bandcamp.com/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s